Auditores-Fiscais da Receita Federal fazem nesta semana uma paralisação em todo o Brasil. O movimento deve afetar o desembaraço de Carga no Aeroporto Internacional de Viracopos.
O desembaraço aduaneiro é o procedimento que envolve a liberação de uma carga pela alfândega com o objetivo de permitir sua entrada (no caso da importação) ou saída (no caso da exportação) do país.
Os profissionais que fazem esse trabalho irão cruzar os braços até a próxima sexta-feira (26) em protesto, segundo eles, a falta de ação do governo federal em relação à regulamentação da remuneração por produtividade da categoria, pleito desde 2017.
Em entrevista CBN Campinas, Sérgio Tolentino de Carvalho, Diretor de Comunicação do sindicato, diz que em dezembro do ano passado a União limitou os recursos destinados ao pagamento do acordo.
Durante a paralisação haverá somente a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo. Mesmo se não houver negociação nesta semana o serviço volta a funcionar na semana que vem. Mas não se descartam novas formas de protesto.
Viracopos tem um volume de carga diário de aproximadamente 30 a 40 cargas. Em torno de 150 a 200 cargas devem sofrer atraso. De acordo com o representante, os destinatários das cargas têm como acompanhar pela internet a previsão de desembaraço.
A CBN entrou em contato com o Ministério da Fazenda e com a Receita Federal para ter um posicionamento com relação às paralisações. A Receita respondeu dizendo que não vai se manifestar.