Início de ano costuma ser complicado para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas. As mães aptas a doar muitas vezes estão em férias, viajando, e os estoques costumam cair. Mas o início de 2024 está ainda mais difícil. A enfermeira do Banco de Leite, Bárbara Alves, informa que apenas 20% do necessário para suprir a demanda semanal está disponível.
O aleitamento materno é a forma mais natural e segura de aumentar recém-nascidos, suprindo toda a necessidade de nutrientes e acelerando a recuperação de bebês que estão internados. Mas algumas mães ainda têm receio de doar por acharem que pode faltar leite para o próprio filho. A enfermeira do Banco de Leite garante que não existe a possibilidade de a mulher ficar sem leite ao doar.
Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite o bebê mamar. A mulher deve entrar em contato pelo telefone (19) 3306-6039 para o cadastramento, agendar coleta de sangue, receber as orientações e os materiais para a coleta e armazenamento do leite.