Campinas tem aproximadamente 30 doses disponíveis da vacina bivalente contra covid-19 na tarde desta segunda-feira (15). As últimas doses são oferecidas nos centros de saúde que atendem à população dos bairros Parque Oziel, Vila União, São Domingos e São Marcos.
A baixa no estoque é registrada desde a semana passada, quando a metrópole não recebeu uma nova remessa do imunizante. A entrega mais recente estava programada para a última terça-feira (9), mas não aconteceu. Já a entrega anterior foi parcial e representou somente 37% da solicitação feita pelo município.
Nesta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde também informou que continua à espera do envio de novas doses pelo governo do Estado e mantém contato em busca de regularização. O abastecimento de todos os 67 centros de saúde da cidade deve ocorrer no prazo de três dias a partir da entrega dos imunizantes.
O estoque é dinâmico e atualizações podem ser conferidas no portal da Prefeitura de Campinas: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina/inicio. O público que pode receber a bivalente é composto por pessoas a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal.
Na última quinta-feira (11), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo informou que não recebeu a quantidade de doses solicitada ao Ministério da Saúde. Na ocasião, Ministério da Saúde informou à CBN Campinas que a distribuição da vacina covid-19 está sendo realizada conforme disponibilidade em estoque e que não há desabastecimento do insumo.
Quanto à distribuição do imunobiológico para o Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde enviou mais de 11 milhões de doses em 2023. Para esta semana, está programada a entrega de mais 200 mil doses da vacina. Caberá ao Estado a distribuição para os municípios.