Campinas registra, em média, um ato de vandalismo a cada 15 dias nos pontos de fiscalização eletrônica espalhados pela cidade. Em 2023, foram 24 casos, a maioria deles relacionada a furtos de fiação. As informações são da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, responsável pelo trânsito na metrópole.
O Corredor BRT Perimetral, perto da ponte da Rodovia Anhanguera, lidera o ranking das vias com mais radares vandalizados em 2023. Foram sete ataques registrados em agosto do ano passado, segundo balanço da Emdec.
A Avenida das Amoreiras, além das avenidas Ruy Rodriguez, Lix da Cunha, John Boyd Dunlop e Prestes Maia, além do Túnel Joá Penteado, tiveram radares vandalizados duas vezes ao longo do ano. Já na Avenida Comedador Aladino Selmi e na Dr. Antônio Carlos Júnior, foram duas ocorrências, registradas nas mesmas datas.
O primeiro caso de 2024 foi registrado no último final de semana, quando um radar foi depredado na Avenida Camucim, no Jardim Marajó, sentido Terminal Vida Nova, antes mesmo de entrar em funcionamento. O equipamento danificado foi recolhido por agentes da mobilidade urbana no último domingo (7).
A Emdec informou que o equipamento estava em processo de implantação de infraestrutura e sua coluna havia sido colocado na terça-feira (2). Ainda não há previsão para a reinstalação. Em nota, a empresa também lamentou o fato, uma vez que os equipamentos de fiscalização eletrônica são muito importantes para a segurança viária e preservação de vidas no trânsito.
Destacou ainda que o radar foi colocado Avenida Camucim com base em avaliações técnicas e pedido de moradores. A solicitação foi do Conselho de Segurança do Ouro Verde, juntamente com a comunidade dos bairros Campina Verde, Marajó e Mauro Marcondes. O local possui grande circulação de crianças e alunos de dois colégios da região.
A Avenida Camucim é a terceira colocada no ranking das 12 vias de Campinas com mais pedidos de implantação de radares entre 2021 e 2023, com 10 solicitações. Atualmente, a metrópole possui 144 pontos de fiscalização eletrônica.