Campinas terá 30 novos ecopontos, mas ainda enfrenta desafios na coleta seletiva

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas está preparando para 2024 uma nova licitação para criar mais 30 ecopontos no município. A informação é do secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que detalhou a novidade em entrevista à CBN.

Os ecopontos podem receber pequenos volumes de recicláveis, resíduos da construção civil, pneus, resíduos de poda e jardinagem e objetos inservíveis. Hoje, de acordo com o secretário, Campinas conta com 15 ecopontos e outros 15 ‘pontos verdes’. Os ‘materiais verdes’ são reaproveitados pela Prefeitura, após tratamento em uma usina de compostagem.

Campinas ainda enfrenta desafios, porém, na coleta seletiva. Ela é realizada nos bairros uma vez por semana, em dias programados. Entretanto, o serviço não atende as regiões mais periféricas da metrópole. Rômulo mora na Rua Tenente Antônio Barbosa, no Jardim do Lago II, e pede há anos ao poder público a instalação de um contêiner para recicláveis no bairro.

O secretário afirma que a coleta seletiva atende atualmente 80% dos bairros de Campinas. Segundo Paulella, Campinas possui 6 mil contêineres para o descarte de recicláveis. Mais 2 mil pontos serão instalados neste ano, atendendo as regiões do Botafogo, Chapadão e Bonfim. A ideia, futuramente, é atender toda a metrópole. Para isso, seriam necessários 30 mil contêineires, mas ainda não há previsão para que a aquisição ocorra.

Além dos ecopontos e da coleta seletiva, a Prefeitura informa que há diversos pontos de entrega voluntária, como as cooperativas de reciclagem. Os locais podem ser consultados no Portal Cidadão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp rompe convênio com instituto de Israel em protesto à guerra em Gaza

Caminhão tomba em rodovia de Amparo e bloqueia parcialmente a via 

Prefeitos da RMC aprovam projeto-piloto para atender população em situação de rua

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.