Campinas terá 30 novos ecopontos, mas ainda enfrenta desafios na coleta seletiva

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas está preparando para 2024 uma nova licitação para criar mais 30 ecopontos no município. A informação é do secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que detalhou a novidade em entrevista à CBN.

Os ecopontos podem receber pequenos volumes de recicláveis, resíduos da construção civil, pneus, resíduos de poda e jardinagem e objetos inservíveis. Hoje, de acordo com o secretário, Campinas conta com 15 ecopontos e outros 15 ‘pontos verdes’. Os ‘materiais verdes’ são reaproveitados pela Prefeitura, após tratamento em uma usina de compostagem.

Campinas ainda enfrenta desafios, porém, na coleta seletiva. Ela é realizada nos bairros uma vez por semana, em dias programados. Entretanto, o serviço não atende as regiões mais periféricas da metrópole. Rômulo mora na Rua Tenente Antônio Barbosa, no Jardim do Lago II, e pede há anos ao poder público a instalação de um contêiner para recicláveis no bairro.

O secretário afirma que a coleta seletiva atende atualmente 80% dos bairros de Campinas. Segundo Paulella, Campinas possui 6 mil contêineres para o descarte de recicláveis. Mais 2 mil pontos serão instalados neste ano, atendendo as regiões do Botafogo, Chapadão e Bonfim. A ideia, futuramente, é atender toda a metrópole. Para isso, seriam necessários 30 mil contêineires, mas ainda não há previsão para que a aquisição ocorra.

Além dos ecopontos e da coleta seletiva, a Prefeitura informa que há diversos pontos de entrega voluntária, como as cooperativas de reciclagem. Os locais podem ser consultados no Portal Cidadão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.