CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Crianças são maioria entre leitores de biblioteca

Campinas reúne cinco bibliotecas públicas, em vários pontos da cidade. Uma delas é a "Cora Coralina", no bairro Vila Padre Anchieta.
Crianças são maioria entre leitores de biblioteca
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Campinas reúne cinco bibliotecas públicas, em vários pontos da cidade. Uma delas é a “Cora Coralina”, no bairro Vila Padre Anchieta.

O espaço foi reformado em 2011 e conta um acervo de cerca de 3.900 livros. Em todo o ano de 2023 foram 1.447 leitores.

A grande maioria, crianças de 2 a 12 anos de idade. Público que, na maioria das vezes, conta com o hábito da leitura dentro de casa. Fator de extrema importância e notado pela bibliotecária e responsável pelo espaço, Cléo Dias.

A Cléo trabalha no local há quase 13 anos. Ela conta que percebeu os leitores diminuírem em muitos momentos.  

O cenário teve uma mudança nos últimos dois anos. Diante da onda de violência nas escolas, a bibliotecária sentiu que muitos responsáveis começaram a incentivar a frequência aos espaços culturais.

Mas ainda há muitas famílias que parecem resistir aos pedidos de leituras. A correria do dia a dia é uma das grandes vilãs.

Depois da infância, a adolescência. Público de grande desafio também para as bibliotecas. Os leitores dessa faixa etária quase nunca aparecem por lá.

Para emprestar um livro de uma das bibliotecas públicas municipais, é preciso  ir até uma unidade e se cadastrar. A relação de documentos para a carteirinha do leitor pode ser conferida no site da prefeitura de campinas: campinas.sp.gov.br.

Compartilhe

Conteúdos