Um empresário de 34 anos, morador de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, foi preso na terça-feira (30) suspeito de garimpo ilegal em terras Yanomami, em Roraima.
Ele também é investigado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
O homem foi detido na tarde de terça em um condomínio no bairro Jardim Batagin.
O mandado de prisão preventiva partiu da Justiça de Boa Vista.
Segundo a polícia, ele é suspeito por lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, extração ilegal de recursos minerais, exploração de recursos da união e por integrar organização criminosa e formação de quadrilha.
O homem é de Americana e teria passado um tempo morando em propriedades em Roraima. Ele voltou ao interior de São Paulo há cerca de oito meses.
A prisão foi feita pelas equipes do 10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), e o empresário segue detido no 1º DP de Santa Bárbara. Ele deve passar por audiência de custódia nesta quarta.
A Polícia Federal investiga um esquema de venda de cassiterita retirada ilegalmente para empresas multinacionais. Cassiterita é um metal usado na fabricação de latas de alimentos, no acabamento de carros, fabricação de vidros e telas de celulares. Na natureza, o minério é encontrado na forma de rocha bruta.
O advogado do empresário afirmou que a prisão foi arbitrária e que são casos antigos e que estão sendo investigados. Reforçou que o homem teve autorização da Justiça Federal quando voltou para a região de Campinas.