Pelo menos 200 famílias foram prejudicadas pela chuva que atingiu Sorocaba no fim de semana, segundo levantamento da prefeitura. A quantidade de água foi equivalente a 91% do que era previsto para todo o mês de janeiro.
Famílias em situação de vulnerabilidade social ou proprietárias de unidades habitacionais que tiveram danos ou perdas com enchentes podem receber até dez salários-mínimos.
Para isso, é necessário que um representante cadastre documentos e comprovantes sobre a situação familiar.
Cada caso é analisado individualmente e o valor da indenização é determinado pela prefeitura, podendo chegar até R$ 13.020.
O atendimento para o cadastro será feito até esta quarta-feira, na Secretaria de Cidadania, que fica na Rua Santa Cruz, 116, Centro, das 8h às 18h, e no Cras Vitória Régia, que fica na Rua Orsélio Pereira, 413, Parque Vitória Régia, das 8h às 17h.
Geralmente os pedidos são feitos nas Casas do Cidadão, mas, como elas foram transformadas em pontos de apoio e abrigos provisórios durante a chuva, ainda não voltaram aos atendimentos normais.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) é o espaço que deve ser procurado por quem quer contribuir com doações. Segundo a prefeitura, cestas básicas, alimentos, produtos de limpeza e colchões são os itens mais necessários para serem entregues às vítimas da enchente.
O espaço fica ao lado da prefeitura, na Av. Rudolf Dafferner, 65, Alto da Boa Vista, e funciona 24 horas por dia para receber doações.
Para entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, ligue para o telefone (15) 3238-2503.