Devido à mudanças na legislação de trânsito, alguns equipamentos de segurança se tornaram obrigatórios em carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024. De acordo com uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a obrigatoriedade já deveria estar em vigência desde 2021, porém o Governo Federal aumentou os prazos em cerca de três anos devido à pandemia da covid-19.
Equipamentos como controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral se tornaram obrigatórios para a venda de veículos novos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2024. A indicação de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas também se tornam obrigatórios.
O consultor automotivo e empresário Gustavo Mariotto afirma que a mudança não deve elevar o preço dos automóveis zero quilômetro.
Os itens não são obrigatórios para veículos usados. Portanto,segundo o consultor, é preciso desconfiar se alguma concessionária ou oficina automotiva oferecer a instalação desses equipamentos.
O especialista comenta a efetividade dos novos itens obrigatórios para, de fato, aumentar a segurança dos condutores no trânsito. O alerta de cinto afivelado, exemplo, ajuda os condutores mais ‘distraídos’ a não deixarem de usar item de segurança.
Já para vans, ônibus e caminhões a obrigatoriedade para o controle de estabilidade passa a valer apenas em 1º de janeiro de 2025.