Nova lei de trânsito: carros passam a ter itens obrigatórios; entenda

Imagem: Pixabay

Devido à mudanças na legislação de trânsito, alguns equipamentos de segurança se tornaram obrigatórios em carros novos vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2024. De acordo com uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a obrigatoriedade já deveria estar em vigência desde 2021, porém o Governo Federal aumentou os prazos em cerca de três anos devido à pandemia da covid-19.

Equipamentos como controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral se tornaram obrigatórios para a venda de veículos novos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2024. A indicação de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas também se tornam obrigatórios.

O consultor automotivo e empresário Gustavo Mariotto afirma que a mudança não deve elevar o preço dos automóveis zero quilômetro.

Os itens não são obrigatórios para veículos usados. Portanto,segundo o consultor, é preciso desconfiar se alguma concessionária ou oficina automotiva oferecer a instalação desses equipamentos.

O especialista comenta a efetividade dos novos itens obrigatórios para, de fato, aumentar a segurança dos condutores no trânsito. O alerta de cinto afivelado, exemplo, ajuda os condutores mais ‘distraídos’ a não deixarem de usar item de segurança.

Já para vans, ônibus e caminhões a obrigatoriedade para o controle de estabilidade passa a valer apenas em 1º de janeiro de 2025.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.