Mesmo com quase dois meses para a Páscoa, os ovos de chocolate já começaram a aparecer na prateleira da maioria dos mercados em Campinas. Essa chegada adianta pode causar um pouco de estranhamento nas pessoas que frequentam essas lojas, mas existe um motivo para isso.
De acordo com o calendário de 2024, a semana santa começa no dia 24 de março e termina uma semana depois no dia 31. Portanto, a Sexta-feira Santa será no dia 29 de março e o domingo de Páscoa no ano de 2024 está marcado para o dia 31 de março. Um pouco mais cedo do que o comum.
O gerente de um supermercado na região do Vila Nova, Oracir Cadete, explica que normalmente as unidades montam as gôndolas com os chocolates nas primeiras semanas de fevereiro. Neste ano isso aconteceu no meio de janeiro.
Independente da data, os ovos de Páscoa vem dividindo cada vez mais a opinião dos consumidores por conta do preço. Apesar de achar caro, Victor Hugo Alves vai comprar os ovos de páscoa para seus filhos com o objetivo de manter a tradição.
Ao fazer as contas, muitas pessoas entendem que é melhor comprar barras de chocolate do que os ovos. E é isso o que a Luana Matos costuma fazer. Ela entende que, pelo fato dos filhos serem mais velhos, a família acaba não se importando tanto com a troca de ovos.
Além de ser uma estratégia das empresas para tentar lucrar mais, essa chegada mais cedo dos ovos de páscoa deve ajudar os consumidores a fazer uma pesquisa melhor de mercado. É isso o que afirma o diretor-executivo e economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Felipe Queiroz.
Apesar da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) não comentar sobre preços, já que faz parte da estratégia individual de cada empresa, a expectativa da associação é de que o crescimento médio na Páscoa fique entre 5 e 10%, por se tratar da principal ocasião de consumo do setor.