Uma paralisação aconteceu em frente à unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na rua Barreto Leme, no Centro de Campinas. Peritos do INSS estavam reivindicando um reajuste salarial.
A categoria reivindica reajuste de 23%, contratação de ao menos 1.500 novos peritos e que o governo cumpra o acordo fechado em 2022, depois que a categoria fez uma greve que durou 52 dias.
A previsão dos peritos é de três paralisações neste mês de janeiro. Por conta dessa ação, uma fila de segurados se formou ao longo da manhã. São pessoas que tinham perícia agendada e foram pegas de surpresa.
Um deles foi o Rodrigo Baquete, que deu entrada no auxílio doença em outubro do ano passado e teve a perícia marcada para esta quarta-feira, às 7h, mas conseguiu passar pelo médico. Assim como o Guilherme Parmeggiani, que viajou de Sumaré a Campinas, mas acabou perdendo viagem.
Apesar da paralisação, a recomendação é que o segurado com consulta agendada compareça ao local da perícia na hora marcada. Caso a pessoa falte, só poderá marcar uma nova data depois de um mês.