Depois das chuvas intensas que deixaram Socorro debaixo d’água no último fim de semana, famílias atingidas pelas enchentes ainda dependem de ajuda humanitária para recomeçar.
E a corrente de solidariedade conta até com uma rifa de hospedagem de um hotel da cidade.
A ação que é uma parceria do hotel com a Associação Comercial e Empresarial da cidade vende 5 mil números a R$ 10 em plataforma pela internet.
O vencedor terá direito a um fim de semana de hospedagem completa para duas pessoas e uma criança menor de 12 anos durante o período de baixa temporada.
De acordo com a prefeitura, não há mais moradores abrigados no ginásio municipal, mas alguns itens ainda são necessários para atender às vítimas das chuvas.
Itens como produtos de limpeza, água e alimentos já não são mais recolhidos, por conta do volume já entregue. No entanto, o ginásio ainda recebe móveis, eletrodomésticos, toalhas de banho e roupas de cama.
A prefeitura informa que entre domingo até esta quinta-feira, 464 famílias foram atendidas no ginásio e em visitas domiciliares.
Outra cidade que teve muitos estragos registrados após o temporal, Sorocaba, ainda segue cadastrando famílias que tiveram prejuízos. Mas, agora o cadastro deve ser feito exclusivamente na Secretaria de Cidadania para receber o auxílio-enchente, uma ajuda financeira oferecida pela prefeitura. Mais de 860 famílias já solicitaram a ajuda.
A secretaria fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. O atendimento é das 8h às 17h. De acordo com a prefeitura, a secretaria avalia a documentação e dá uma resposta em até 15 dias.
Famílias em situação de vulnerabilidade social ou proprietárias de unidades habitacionais que tiveram danos ou perdas com enchentes podem receber até dez salários-mínimos.
Ainda em Sorocaba, o Fundo Social de Solidariedade é o espaço que deve ser procurado por quem quer contribuir com doações.
Segundo a prefeitura, cestas básicas, alimentos, produtos de limpeza e colchões são os itens mais necessários para serem entregues às vítimas da enchente.