Ao menos 48 Centros de Saúde de Campinas estão sem doses da vacina bivalente contra a covid-19. Segundo a prefeitura, o problema é causado pela quantidade irregular de doses que tem sido enviada pelo Governo do Estado, já que há poucas vacinas disponíveis encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
A reportagem da CBN percorreu os centros de saúde do Centro e da Vila Ipê na tarde desta quinta-feira (11). Em ambos, recebeu a mesma informação: o imunizante está em falta e não há previsão de chegada.
Em nota, a prefeitura informou que Campinas aguarda o envio de novas doses da vacina bivalente contra covid-19 pelo governo do Estado. A remessa mais recente estava programada para a última terça-feira (9), mas não houve entrega. Já a anterior foi parcial e representou somente 37% da solicitação.
Segundo a Secretaria de Saúde, restam apenas 200 doses do imunizante na metrópole, distribuídas nos centros de saúde de 17 bairros: CS Cássio Raposo do Amaral, CS São Marcos, CS São Domingo, CS DIC III, CS Vista Alegre, CS União dos Bairros, CS Itajaí, CS Santa Rosa, CS Florence, CS Satélite Íris e Satélite Íris II, CS Rossin, CS Vila União/CAIC, CS Capivari, CS Carvalho de Moura, CS Oziel e CS Pedro Aquino.
Assim que a Secretaria de Saúde receber os imunizantes, o abastecimento de todos os 67 centros de saúde deve ocorrer no prazo de três dias. Procurado para comentar o problema, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo informou que não recebeu a quantidade de doses solicitada ao Ministério da Saúde.
Já o Ministério da Saúde informou à CBN Campinas que a distribuição da vacina Covid-19 está sendo realizada conforme disponibilidade em estoque e que não há desabastecimento do insumo. Quanto à distribuição do imunobiológico para o Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde enviou mais de 11 milhões de doses em 2023. Para a próxima semana, está programada a entrega de mais 200 mil doses da vacina. Caberá ao Estado a distribuição para os municípios.