Vacina da dengue: curador do Butantan questiona exclusão de Campinas

Foto: Reprodução EPTV

Contrariando as expectativas das autoridades de saúde, Campinas ficou fora da lista de municípios que receberão doses da vacina contra a dengue. O Ministério da Saúde priorizou cidades com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue e maior predominância do sorotipo 2. Dos três critérios, Campinas só não atende ao último. A metrópole tem registrado, nos últitmos anos, a predominância do sorotipo 1.

Em entrevista à CBN Campinas, o presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan, Cármino de Souza, explicou que a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, contém vírus vivos atenuados dos quatro sorotipos da dengue. Ela é tetravalente, porém, é mais eficaz contra o sorotipo 2.

O diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes, afirmou em entrevista coletiva na última quinta-feira (25) que o critério do sorotipo 2 se deve ao aumento dos casos dessa linhagem em cidades brasileiras.

Apesar disso, o curador da Fundação Butantan considera que Campinas deve ser contemplada apenas levando em conta o cenário epidemiológico, já que o imunizante também induz a proteção contra os outros sorotipos do vírus. Segundo ele, o fato da metrópole concentrar milhões de pessoas potencializa os riscos de transmissão da doença, que já está em estágio avançado.

Campinas contabiliza mais casos de dengue que outras cidades de grande porte selecionadas para o recebimento das vacinas, como Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. Conforme os painéis municipais de divulgação de dados, Campinas tem 1.082 casos confirmados de dengue neste ano, contra 142 de Guarulhos.

Ao todo, 521 municípios vão começar a aplicação na rede pública em fevereiro. No estado de São Paulo, 11 cidades apareceram na primeira lista, todas da região do Alto do Tietê. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Na quinta-feira (25), a Prefeitura de Campinas informou que enviou um ofício ao Ministério da Saúde para reivindicar o envio de vacinas para a cidade, que “está enfrentando uma guerra contra a dengue”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.