Um funcionário de um hangar do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, registrou o momento em que os passageiros embarcam na aeronave monomotor de prefixo PS-MTG, que caiu em Itapeva, no Sul de Minas, no domingo, e deixou sete mortos. O vídeo também mostra o tempo fechado antes da decolagem.
O Grupo EP confirmou a autenticidade do vídeo com o funcionário do hangar que fez a gravação. Segundo ele, o controle de tráfego aéreo negou uma primeira tentativa de decolagem do avião às 8h30 por conta das condições meteorológicas.
Ainda segundo essa testemunha, por volta de 10h00 o piloto fez um novo pedido à torre e então a decolagem de Campinas para Belo Horizonte foi autorizada. A Aeronáutica foi procurada para confirmar essa informação, mas ainda não deu retorno.
O avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo no Bairro Monjolinho, zona rural de Itapeva.
Segundo o Corpo de Bombeiros, sete pessoas morreram. A aeronave saiu de Campinas às 10h09 com destino a Belo Horizonte, mas sofreu a queda por volta de 10h36.
De acordo com a Polícia Civil, no avião havia cinco passageiros, sendo dois homens, duas mulheres e uma criança do sexo masculino e dois tripulantes.
As vítimas são dois empresários do setor financeiro, as esposas deles e o filho de um dos casais, além do piloto e copiloto.
A aeronave se partiu em três fragmentos maiores, só que caiu de cabeça para baixo. Nós fizemos a retirada de quatro corpos, que era possível fazer a retirada na posição que eles estavam.
Depois, o Corpo de Bombeiros auxiliou e a aeronave foi virada com a autorização do Cenipa.
Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave de matrícula PS-MTG foi fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, é registrada como uma aeronave de serviço aéreo privado e não possui permissão para realizar táxi aéreo. Ela estava com situação normal para aeronavegabilidade.