Atendimento pediátrico em UPAs de Piracicaba é feito com clínicos gerais

Foto: Prefeitura de Piracicaba

Por falta de pediatras, o atendimento a crianças e adolescentes em duas Unidades de Pronto Atendimento de Piracicaba está sendo feito por médicos clínicos.

As escalas de profissionais de todas as unidades que oferecem pronto atendimento em Piracicaba são divulgadas no site da Secretaria de Saúde.

Conforme a informação disponível mais recente, os profissionais escalados para atendimento infantil nas UPAs Vila Cristina e Vila Sonia não são pediatras.

A Secretaria de Saúde informou que solicitou detalhes sobre o atendimento pediátrico à Organização Social Mahatma Gandhi, responsável pelo gerenciamento das UPAs Vila Sonia e Vila Cristina.

A pasta confirmou que atualmente o atendimento é feito por clínicos gerais, mas informou que não há desassistência a crianças e adolescentes.

A prefeitura diz ainda que a quantidade de médicos é a exigida no contrato de gestão.

Segundo um parecer do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) emitido em 2014, não é ilegal o atendimento de crianças e adolescentes por outros médicos, que não pediatras.

Segundo a prefeitura, atualmente há uma falta de médicos pediatras disponíveis no mercado de trabalho e isso ocorre em todo país. O mesmo argumento é dado pela Organização Social para justificar a falta de profissionais na escala.

A Secretaria de Saúde informou ainda que mantém uma Comissão de Fiscalização permanente que acompanha as ações da OSS.

A OSS reforçou que está empenhada em ampliar o número de profissionais da área e realiza uma busca por especialistas no município e região.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Consultórios Veterinários Móveis vão atender neste sábado no Nova Europa e Boa Vista

MP consegue devolução de R$ 120 mil a Sto. Antônio de Posse após fraude em licitação

Saiba quais são os 19 bairros de Campinas em alerta para dengue

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.