Os atendimentos a casos suspeitos de dengue aumentaram 7 vezes em Campinas em fevereiro em comparação com dezembro do ano passado. De 158 atendimentos a cidade passou para 1.113, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre a primeira semana da análise, iniciada em 31 de dezembro de 2023, e a quinta, do dia 3 de fevereiro de 2024, foram 3.015 atendimentos, o que representa uma média de 600 pessoas por semana. A pasta destaca que neste ano já foram registrados 2,3 mil casos confirmados.
O índice é sete vezes maior e leva em consideração os atendimentos realizados nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os prontos-socorros da Rede Mário Gatti.
O prefeito Dário Saadi afirmou que o município tem atuado desde o ano passado para preparar a rede de saúde para o aumento no número de casos. Ele diz, porém que a colaboração dos moradores é fundamental.
A prefeitura também tem divulgado semanalmente boletins com a situação epidemiológica do município. A preocupação no momento é com a possibilidade de explosão de casos e a circulação de mais um sorotipo da dengue após o Carnaval.