A Prefeitura de Campinas irá ampliar de 7 para 15 as equipes de manejo de arborização urbana. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, o município conta com 35 mil espécies diferentes de árvores, com uma estimativa de aproximadamente 800 mil exemplares.
A licitação para a ampliação dos serviços públicos deve ser finalizada até o fim de fevereiro, segundo o governo municipal. A contratação de uma empresa especializada para análise, poda e remoção de árvores nas escolas também já está em andamento.
As ações fazem parte do plano de enfrentamento das mudanças climáticas da cidade. Nesta quinta-feira (15) foi anunciada a criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento aos Impactos da Mudança do Clima. O decreto foi assinado pelo prefeito Dário Saadi.
Ainda sobre o tema, Dário também pontuou que existe a proposta da redução da emissão de carbono no município. A expectativa é de que até 2050, a queda seja de 50%.
O comitê será formado por titulares do governo municipal e pastas vinculadas, representantes da sociedade – como o setor científico acadêmico, além de um grupo de emergência climática, ligado à defesa civil.
A secretária interina municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Andrea Struchel, explica que o grupo deve auxiliar na comunicação entre os departamentos.
Ainda sobre o tema, foi lançado um portal onde a população pode acompanhar informações sobre o número de árvores plantadas, emissão de CO2 e informações sobre as ações do município em relação ao clima. Os dados são do período de janeiro de 2021 a janeiro de 2024. O site é portal.campinas.sp.gov.br/sites/acoesclimaticas