Com essa chamada agentes de saúde foram às ruas dos bairros Vila Vitória, Mauro Marcondes, Vida Nova 1 e 2 e Parque Aeroporto neste sábado. Eles foram escolhidos para receber o 5º mutirão do ano de prevenção e combate à dengue em Campinas.
Os agentes foram de casa em casa orientando os moradores sobre como impedir que as residências se tornem também lares do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A população foi orientada sobre o que fazer e onde buscar socorro caso alguém da família apresente sintomas da doença.
O trabalho é uma parceria entre a Administração Municipal e a EPTV, por meio da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti.
Foram três formas de abordagem durante o mutirão deste sábado. Os agentes se dividiram entre residências e comércios, além de falar diretamente com trabalhadores de itens recicláveis, como explica o coordenador do Programa de Arboviroses de Campinas, Fausto Marinho.
SONORA 1
Durante o mutirão os agentes encontraram um cano em uma calçada que estava descoberto e cheio de água parada. Foi encontrada uma embalagem plástica que já servia como criadouro do mosquito. A assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde, Priscila Pegoraro diz que a população nem se dá conta de que o lixo pode contribuir para o aumento dos casos de dengue.
SONORA 2
O mutirão neste sábado reuniu mais de 130 agentes da Saúde. Os próximos mutirões já têm datas definidas. Serão nos dias 9 e 23 de março e 6 de abril. Os bairros, porém, ainda não foram informados.