Com média de seis veículos elétricos emplacados por dia em janeiro, Campinas é a cidade que registrou maior crescimento na venda desses carros, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
No primeiro mês do ano foram 190 veículos vendidos, o que colocou a cidade como o primeiro município fora de capitais em número de modelos eletrificados emplacados no período. Esse foi o segundo melhor mês da série histórica, iniciada em 2022.
De acordo com o piloto de testes, César Urnhani, além de uma das empresas mais importantes do cenário estar em Campinas, o que acaba ajudando nesse crescimento, o próprio perfil de quem tem uma boa condição financeira e mora na região, aqueles que vivem em condomínios e tem mais de um carro na garagem, por exemplo, casa com o uso do carro elétrico.
Os dados consideram as vendas de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV), tanto automóveis, SUVs e comerciais leves.
Segundo o especialista, isso pode acabar causando um pouco de confusão, já que a maioria dos veículos presentes nestas listas são híbridos, ou seja, o motor elétrico funciona em conjunto com a combustão.
Mesmo assim, a associação acredita que o resultado é bastante expressivo pelo fato de janeiro marcar o aumento do Imposto de Importação, em vigor desde o dia 1º, de 10% para BEV e 12% para elétricos híbridos.
Porém, o piloto explica que a expectativa é de que os carros elétricos contemplem apenas 10% de toda a população. A partir do momento em que esse número for atingido, é possível que os veículos comecem a estagnar.
Percentualmente, Campinas foi a única cidade do Brasil em que o índice de crescimento superou os 200%. Logo atrás aparecem Vitória, no Espírito Santo, com alta de 195,1%, e Maceió, em Alagoas, com 192,2%.
Os 12.026 veículos eletrificados vendidos no Brasil em janeiro representam alta de 167% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, e só atrás de dezembro de 2023, recordista com 16.279 unidades.