Casos de importunação sexual no transporte triplicam, em Campinas

Foto: Unplash/Melanie Wasser

Campinas registrou um aumento de 200% nos casos de importunação sexual no transporte coletivo e em pontos de ônibus em apenas um ano. A cidade registrou 30 boletins de ocorrência que se enquadram em 2023. No ano anterior, os registros totalizaram 10. 

Esses dados foram obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação. O levantamento considera casos que aconteceram em terminais, rodovias, estradas e vias públicas. 

Segundo o Código Penal, importunação sexual é “praticar um ato libidinoso contra alguém e sem seu consentimento”. A lei que tornou crime a importunação sexual completa seis anos em setembro de 2024, e a pena é de 1 a 5 anos de reclusão.

O crime pode ser denunciado em qualquer delegacia, mas o mais indicado são as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs). A  delegada da DDM de Campinas, Ana Carolina Bacchi, destaca que o registro é essencial para que o crime seja investigado.

Uma vítima de importunação sexual, que preferiu não ser identificada, falou sobre o trauma deixado pelo crime. A mulher afirma que a situação deixou traumas com os quais lida até hoje

O caso aconteceu na linha 130, que percorre o caminho em direção ao Terminal Vida Nova. Esse caso fez com que ela enfrentasse dificuldades para andar de ônibus no dia a dia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.