Com mais foliões neste ano, o Carnaval de Campinas terminou com 17 prisões, 4 mil pessoas dispersadas em ‘pancadões’, 30 toneladas de lixo recolhidas e mais de 150 veículos apreendidos, segundo a Prefeitura. Balanço da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apontou que a festa atraiu cerca de 150 mil foliões em 2024, número 30% maior que no ano passado.
Nos cinco dias de folia, a estrutura e apoio aos blocos de rua envolveu uma ação conjunta entre a administração municipal e os órgãos de segurança, com a presença da Guarda Municipal de Campinas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Setec, Emdec e Sanasa.
Entre 9 e 13 de fevereiro, a Guarda Municipal registrou 816 ocorrências, além de 271 atendimentos relacionados à perturbação do sossego, com 17 prisões e 14 celulares recuperados. As ações contra o ‘pancadão’ no Parque Oziel, Jardim Itatinga e Jardim São Fernando dispersaram mais de 4 mil pessoas, com 90 veículos recolhidos por infrações diversas e 10 pela Lei do Pancadão.
No trânsito, a Emdec fez ações educativas com o uso do ‘bafômetro passivo’, com 720 testes. O etilômetro usado identifica a presença de álcool sem a necessidade do usuário soprar no equipamento. Nos cinco dias de festa, o Pátio da Emdec recebeu 152 veículos apreendidos.
Para a fiscalização de mercadorias ilegais, a Setec disponibilizou 25 agentes durante o Carnaval, com 13 apreensões de mercadorias de ambulantes não cadastrados. Segundo o órgão, 60 ambulantes estavam autorizados para comercializar produtos nos pontos de folia.
Já a Secretaria de Urbanismo emitiu 73 intimações no período do Carnaval, no Cambuí e no distrito de Barão Geraldo, para respeitar condicionantes de alvará; encerramento de música; bares servindo bebida em recipientes de vidro na parte externa; além de perturbação de sossego e desrespeito ao horário.
Por fim, o Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos recolheu 30 toneladas de lixo durante o Carnaval. Para isso, 80 pessoas atuaram diariamente na limpeza urbana, pelos locais dos blocos. Segundo a Prefeitura, foram usados ainda quatro caminhões-pipa e 2 mil litros de desinfetante extra-forte de eucalipto para lavar pontos de maior fluxo.