Com 150 mil foliões, Carnaval de Campinas resulta em 17 prisões e 30 toneladas de lixo

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Campinas

Com mais foliões neste ano, o Carnaval de Campinas terminou com 17 prisões, 4 mil pessoas dispersadas em ‘pancadões’, 30 toneladas de lixo recolhidas e mais de 150 veículos apreendidos, segundo a Prefeitura. Balanço da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apontou que a festa atraiu cerca de 150 mil foliões em 2024, número 30% maior que no ano passado.

Nos cinco dias de folia, a estrutura e apoio aos blocos de rua envolveu uma ação conjunta entre a administração municipal e os órgãos de segurança, com a presença da Guarda Municipal de Campinas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Setec, Emdec e Sanasa.

Entre 9 e 13 de fevereiro, a Guarda Municipal registrou 816 ocorrências, além de 271 atendimentos relacionados à perturbação do sossego, com 17 prisões e 14 celulares recuperados. As ações contra o ‘pancadão’ no Parque Oziel, Jardim Itatinga e Jardim São Fernando dispersaram mais de 4 mil pessoas, com 90 veículos recolhidos por infrações diversas e 10 pela Lei do Pancadão.

No trânsito, a Emdec fez ações educativas com o uso do ‘bafômetro passivo’, com 720 testes. O etilômetro usado identifica a presença de álcool sem a necessidade do usuário soprar no equipamento. Nos cinco dias de festa, o Pátio da Emdec recebeu 152 veículos apreendidos.

Para a fiscalização de mercadorias ilegais, a Setec disponibilizou 25 agentes durante o Carnaval, com 13 apreensões de mercadorias de ambulantes não cadastrados. Segundo o órgão, 60 ambulantes estavam autorizados para comercializar produtos nos pontos de folia.

Já a Secretaria de Urbanismo emitiu 73 intimações no período do Carnaval, no Cambuí e no distrito de Barão Geraldo, para respeitar condicionantes de alvará; encerramento de música; bares servindo bebida em recipientes de vidro na parte externa; além de perturbação de sossego e desrespeito ao horário.

Por fim, o Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos recolheu 30 toneladas de lixo durante o Carnaval. Para isso, 80 pessoas atuaram diariamente na limpeza urbana, pelos locais dos blocos. Segundo a Prefeitura, foram usados ainda quatro caminhões-pipa e 2 mil litros de desinfetante extra-forte de eucalipto para lavar pontos de maior fluxo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança projeto de formação em teatro musical

Campinas registra mais três mortes por gripe, pacientes não estavam imunizados

Campinas terá palestra sobre gestão humanizada nesta quinta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.