Moradores do Residencial Parque da Fazenda, em Campinas, estão preocupados com uma cratera que se formou em uma área verde, atrás da Rua Reynaldo Gomes Heleno. O problema já foi relatado à Prefeitura, à Defesa Civil e até ao Ministério Público, mas a vizinhança ainda aguarda providências.
O analista de sistemas Ricardo Artur de Andrade conta que a cratera afeta diretamente a segurança e a estabilidade do imóvel dele, que fica bem em frente à área. Segundo o morador, a erosão teve origem após a Prefeitura instalar uma estrutura de concreto, destinada a canalizar o escoamento de água pluvial proveniente de um ponto de convergência entre várias vias.
Ricardo pediu ajuda à Prefeitura em novembro, e conta que uma vistoria foi realizada pela Defesa Civil na residência. Ele também acionou o Ministério Público, que fez questionamentos à Prefeitura. Apesar disso, nenhuma providência foi tomada ao redor da cratera. No local, a reportagem da CBN Campinas constatou também que a cratera, em uma área verde, acumula resíduos.
A CBN Campinas questionou a Secretaria de Serviços Públicos sobre os problemas. Em nota, a pasta informou que iniciará a obra de reparos da tubulação e de contenção da erosão até sexta-feira desta semana. É uma obra de grande porte e, após o início, deve ser executada em cerca de 15 dias.
Quando acionada pelo morador, a Defesa Civil realizou vistoria e fez o encaminhamento para as áreas providenciarem os reparos. Para uma nova vistoria, os moradores do bairro devem acionar a Defesa Civil pelo 199.