As reclamações de moradores contra os Centros de Saúde de Campinas cresceram 42% em 2023 comprado a 2022. Foram 3.106 reclamações no ano passado e 2.187 no ano anterior. Os dados foram obtidos pela EPTV por meio da Lei de Acesso à Informação.
Pelo segundo ano consecutivo o Centro de Saúde do São Bernardo liderou as reclamações, foram 119; o CS Centro aparece em segundo lugar com 117 queixas e o CS Jardim Aurélia ficou em terceiro lugar com 97 reclamações.
Usuária do CS do São Bernardo, a dona de casa Roseli Perine foi até a unidade na quarta-feira (14) e não encontrou insulina. Ela ficou revoltada com a situação.
Em outras regiões da cidade mais reclamação, desta vez de quem usa o CS do Santa Odila. Por lá a queixa é de falta de médicos. Segundo os usuários, existe apenas um clínico geral atendendo. A dona de casa Rosimari da Nóbrega diz que tem um retorno marcado pro mês que vem, mas já sabe que não vai conseguir.
Procurada a Secretaria de Saúde de Campinas disse que a afirmação da paciente não procede. Segundo a pasta a unidade de saúde do Santa Odila conta com três médicos da família e um generalista que faz os atendimentos de todas as faixas etárias, inclusive de crianças, e o pediatra na equipe multiprofissional.
Sobre a falta de insulina no São Bernardo a secretaria de Saúde informou que o problema é pontual e vai verificar o que aconteceu, mas ressaltou que a lista de Campinas é uma das mais completas do país e que a Saúde mantem o abastecimento em um índice acima de 90%. A lista pode ser consultada no site remedios.campinas.sp.gov.br.