Você que tá ouvindo a CBN no rádio se o aparelho quebrar agora já sabe onde levar pra consertar? Ou então onde comprar a pilha ou trocar o autofalante? Em Campinas, tem uma rua onde essas peças podem ser encontradas facilmente. Na verdade uma e meia já que a General Osório e a Saldanha Marinho dividem esse posto. Consumidores da região toda conhecem a fama de Rua dos Eletrônicos que elas têm.
Caso do Fabiano Paiva, ele trabalha com manutenção de equipamentos médicos e um dia conversando com amigos recebeu a indicação e deixou de viajar até São Paulo pra comprar insumos.
Quem também só compra na General Osório é o aposentado Vagner Benedito de Oliveira. Há alguns anos ele comprou uma fonte para um aparelho eletrônico na loja do sr. Rocha que a gente vai conhecer daqui a pouco. Voltou agora pra comprar outra.
Ele é cliente, agora sim, do comerciante Paulo Rocha de Souza. Ao lado de muitos outros ele é um dos responsáveis por transformar a região famosa por ser forte quando o assunto é eletrônicos. Na loja dele o carro chefe são as pilhas e baterias, mas nem sempre esses foram os principais produtos vendidos por ele.
Nascido no Mato Grosso, Rocha mora em Campinas há 42 anos e há 15 começou esse trabalho de forma modesta. Ele percebeu que o setor era promissor já que os equipamentos eletrônicos estão sempre se atualizando.
Instalado na General Osório desde 2007, o comerciante Celso Primo viu a mudança dos aparelhos eletrônicos e também da clientela e sente orgulho do ponto que construiu.
Ele conta que gostaria que a rua tivesse muitas outras lojas pra que os clientes não pensassem em comprar em outro lugar.
Apesar da satisfação com o ponto e o negócio ele não deixa de citar as dificuldades. A maior delas é a insegurança de quem trabalha no Centro de Campinas
Presidente do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), Claudio Felisoni de Angelo explica que quando muitas empresas do mesmo ramo estão instaladas próximas umas das outras a margem de lucro dos produtos tende a ser menor. Mas elas ganham em atratividade dos clientes, que também ganham com a diversidade de produtos.
E se depender de quem trabalha na “Rua dos Eletrônicos os” clientes vão sempre continuar tendo muitas vantagens em comprar por lá.