Um prédio do INSS na Avenida Campos Sales, no Centro de Campinas, pode se tornar a nova sede do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT). O imóvel pertence ao Governo Federal, e seria cedido ao município. O apelo foi feito pelo prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, ao Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que visitou a metrópole nesta sexta-feira (23).
Em uma reunião à portas fechadas, o ministro deu sinal positivo para a parceria, e afirmou que avalia implantar no prédio uma unidade descentralizada do Ministério do Empreendedorismo, para que a cessão de uso possa ser feita à Prefeitura.
A informação foi confirmada pelo secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi, em entrevista à CBN. Ele explicou que o prédio atual, também na Avenida Campos Sales, é um patrimônio tombado, portanto, não pode ser ampliado. O CPAT também conta com a Casa do Empreendedor que oferece toda a assistência para quem já é ou quer ser um microempreendedor individual, e por isso, o prédio atual ficou pequeno para atender a demanda.
Segundo a Prefeitura de Campinas, em reunião com as autoridades, o ministro Márcio França afirmou que “para o empreendedor não é suficiente apenas ter vocação, ele precisa de força política”, por isso, um “espaço para ajudar o empreendedor é fundamental”.
França se comprometeu a contribuir na mudança do espaço do CPAT para que o empreendedor tenha esse apoio. Também afirmou que é preciso “trazer as pessoas que estão na informalidade, que hoje no Brasil são 20 milhões, para o empreendedorismo”, e que “essa vontade empreendedora tem tudo a ver com Campinas”.