Até às 10h, o trabalho de nebulização veicular contra o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya segue pela cidade de Nova Odessa.
O trabalho acontece nas áreas com dois ou mais casos positivos da doença, como o Parque Triunfo, e áreas do Jardim Bela Vista, Jardim Novos Horizontes, Jardim Marajoara, Jardim Maria Helena, Jardim Campos Verdes, Núcleo Residencial 23 de Maio, Parque Klavin, Jardim Capuava, Residencial Jequitibás e Jardim Monte das Oliveiras.
Estão sendo atendidas mais 78 quadras da cidade, distribuídas em 14 localidades.
O equipamento utiliza baixo volume de inseticida. Mesmo assim, devido à pulverização do veneno contra os mosquitos adultos a partir das ruas atendidas, o Setor de Zoonoses fez uma série de recomendações para os habitantes:
- Deixar as janelas e cortinas abertas em todo o período da nebulização veicular (das 6h às 8h59), exceto em caso de pacientes acamados e bebês
- Retirar veículos estacionados das vias públicas que vão receber o “fumacê”, facilitando o trabalho da máquina de aplicação;
- Não ficar próximo às janelas ou nas sacadas no momento do “fumacê”. Se possível, ficar nos fundos do imóvel;
Retomado em fevereiro pela Prefeitura de Nova Odessa, o “fumacê” acontece sempre no entorno das quadras onde moram pacientes positivos para dengue nas últimas semanas.
Na cidade, mais de 80% dos criadouros estão dentro dos imóveis, nos quintais e casas.
A cidade registrou 112 casos positivos da doença neste ano, até o final da semana passada.