Hortolândia inicia controle populacional de gatos que vivem nas ruas

Imagem: Pixabay

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Hortolândia iniciou, na última semana de janeiro, o controle populacional de gatos que circulam livremente em áreas urbanas. O projeto piloto acontece em parceria com voluntários que atuam na manutenção das colônias de gatos, alimentação e cuidado dos animais.

A médica veterinária do departamento, Joyce Faria, explica que é utilizada a técnica CED (captura, esterilização e devolução), amplamente adotada para redução e controle do número de gatos de vida livre. As equipes realizaram um estudo para identificar as colônias em áreas do município e entender os hábitos dos animais. A região do Jardim Rosolém foi escolhida para iniciar o projeto.

Após a captura, os gatos são submetidos à esterilização, que é a castração cirúrgica minimamente invasiva, garantindo que eles sintam menos dor depois do procedimento. Os animais também recebem medicações injetáveis durante a recuperação. É feito ainda um ‘check-up’ para identificar possíveis doenças nos felinos.

Com o animal ainda anestesiado, também é feito um pequeno corte na ponta da orelha esquerda. Conhecida como “Marcação Reta Internacional”, a técnica sinaliza que o felino passou pela esterilização, evitando o estresse de uma nova captura e cirurgia sem necessidade. Segundo a veterinária, objetivo é tornar essas colônias de gatos um ambiente mais saudável – tanto para as pessoas, quanto para os próprios felinos.

Entre 12 a 72 horas depois, os felinos são devolvidos ao local de origem. Assim, os animais continuam vivendo em um ambiente livre. O programa piloto vai permitir, ainda, traçar uma estimativa do número de gatos livres nas ruas de Hortolândia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Nova licitação do transporte público de Campinas deve sair em outubro

Cresce o número de casos de judicialização da saúde pública em Campinas

Limeira realiza nova ação contra o Aedes aegypti neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.