Impressão de tecidos humanos em startup de Campinas pode acabar com testes em animais

Foto: Ana Luiza Millás/3DBS

Uma startup de Campinas desenvolveu a impressão de tecidos humanos que podem ajudar a acabar com os testes em animais. A empresa produz modelos de pele, barreira intestinal e esferoides de fígado, que podem ser usados em pesquisas nas indústrias farmacêutica e cosmética.

A bióloga Ana Luiza Millás, diretora de pesquisa da startup, explica que equipe usa células humanas para produzir a pele, obtidas a partir de tecidos descartados em cirurgias de fimose feitas em crianças em um hospital de Santa Bárbara d’Oeste.

Pedro Massaguer, diretor de estratégia e inovação da empresa, explica que as células são misturadas em uma solução com polímeros biocompatíveis. Depois disso, uma bioimpressora 3D fica encarregada de criar o tecido, camada a camada.

Segundo os pesquisadores, a principal vantagem do uso de tecidos bioimpressos está na redução de cobaias animais, sem diminuir a eficácia dos testes. Em março de 2023, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) proibiu o uso de vertebrados em pesquisas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

O modelo de barreira intestinal foi desenvolvido pela empresa em parceria com o Laboratório Nacional de Biociências (LBNio) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), também em Campinas. Com a barreira intestinal bioimpressa, é possível avaliar a toxicidade, absorção e metabolismo de medicamentos e nutrientes, ajudando a prever até mesmo processos inflamatórios.

Já os tecidos de fígado são produzidos a partir de células importadas e de um banco do Rio de Janeiro, e também podem ser usados para estudos de medicamentos ou produtos para tratar doenças que atacam o funcionamento do órgão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança projeto de formação em teatro musical

Campinas registra mais três mortes por gripe, pacientes não estavam imunizados

Campinas terá palestra sobre gestão humanizada nesta quinta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.