Uma árvore despencou sobre o telhado da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, na região da Vila Formosa, em Campinas, na manhã desta terça-feira, 20, antes do início das atividades. Por conta disso, 467 alunos, que estudam em período integral, vão ficar até sexta-feira, 23, com as aulas suspensas.
Apesar da forte chuva que atingiu a região, aparentemente não há nenhuma relação com essa queda. Os engenheiros da Educação vão avaliar se alguma estrutura da cozinha foi abalada, já que o cômodo foi danificado.
Quem passa pelo entorno da unidade consegue ver diversos avisos na fachada da escola alertando sobre a suspensão das aulas.
Em relação ao caso de hoje, a Secretaria de Educação de Campinas informou que o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) está desde cedo no local fazendo a retirada da árvore. A extensão dos danos está sendo avaliada e, até por isso, foi necessário suspender as aulas pelo menos até sexta-feira..
Por fim, também explicou que a Secretaria de Educação está em processo de contratação de uma equipe própria para manutenção de árvores nas escolas, o que vai agilizar os procedimentos relacionados à arborização.
Nesta última segunda-feira, 19, também houve a queda de uma árvore de médio porte sobre um ponto de ônibus na Av. Moraes Salles com a rua Dr. Rafael Flores da Silva. O DPJ e a Defesa Civil foram acionadas e isolaram o local.