O mercúrio já esteve muito presente na vida dos brasileiros há muito tempo por conta dos termômetros da época. Inclusive, quando o aparelho quebrava, era comum brincar com as bolinhas de mercúrio que saíam dele.
Porém, desde o dia primeiro de janeiro de 2019, a fabricação, a importação e a comercialização desses termômetros estão proibidas no país. O principal motivo são os danos que o produto pode causar na saúde
O médico sanitarista, Doutor Paulo Basta, explica que o mercúrio é um metal encontrado na natureza. Com o passar dos anos, os pesquisadores foram descobrindo diversas maneiras de utilizar esse elemento, principalmente, na saúde.
Mesmo assim, o produto é tóxico para o ser humano, podendo causar diversos sintomas como: insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e, em casos extremos, morte.
Nesta semana, um casal precisou evacuar o apartamento, no Centro de Campinas, após o imóvel ser contaminado por mercúrio. O metal foi levado até a residência da dona de casa Jenadir Mendes, de 48 anos, pelo sobrinho, que foi internado no Hospital das Clínicas da Unicamp.
Segundo Jenadir, o sobrinho, de 30 anos, era vendedor de carros e estava em contato com a substância desde novembro. Mas a família não sabe como ele conseguiu o metal. Em uma das visitas, o rapaz derramou acidentalmente parte do mercúrio na mesa.
Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, a família informou que o homem começou a ter alterações comportamentais a partir de 15 de dezembro de 2023, e houve piora após o Natal. Ele chegou a cortar os cabos de internet da casa da mãe por acreditar estar sendo perseguido.
Segundo o médico, não é possível dizer ao certo que esses ataques foram causados pela intoxicação do mercúrio, porém, existe essa possibilidade.
Levando em consideração todos os problemas que podem ser causados pelo elemento, o médico deixa bem claro que a principal recomendação é evitar ao máximo entrar em contato com o mercúrio.
Quem começar a sentir insônia, irritabilidade excessiva, ou convulsões, após ter contato com mercúrio, deve procurar o Centro de Assistência Toxicológica mais próximo.