Missa de Cinzas abre quaresma e Campanha da Fraternidade em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Fiéis lotaram a Missa de Cinzas, celebrada ao meio-dia desta quarta-feira (14), na Catedral Metropolitana de Campinas. A liturgia marca o início da quaresma e também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade, que completa 60 anos em 2024. O pároco da Catedral Metropolitana de Campinas, Caio Augusto de Andrade, explica que o tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, que afirma que o lema da Campanha da Fraternidade convida a sociedade a refletir sobre as causas dos conflitos e da hostilidade nas relações.

Para os fiéis, a bênção das cinzas e o início da quaresma simbolizam um tempo de mais esperança e comunhão. A dona de casa Maria de Lourdes dos Santos frequenta a Catedral Metropolitana de Campinas há 46 anos. Ela conta que vai à Missa de Cinzas todos os anos para buscar proteção.

Segundo o arcebispo, a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e a consagração da quaresma representam a preparação dos católicos para a Páscoa. Em Campinas, o ato litúrgico também teve celebração dos 97 anos do arcebispo emérito, Dom Gilberto Pereira Lopes, que foi homenageado pelo clero e pelos fiéis.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança projeto de formação em teatro musical

Campinas registra mais três mortes por gripe, pacientes não estavam imunizados

Campinas terá palestra sobre gestão humanizada nesta quinta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.