Fiéis lotaram a Missa de Cinzas, celebrada ao meio-dia desta quarta-feira (14), na Catedral Metropolitana de Campinas. A liturgia marca o início da quaresma e também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade, que completa 60 anos em 2024. O pároco da Catedral Metropolitana de Campinas, Caio Augusto de Andrade, explica que o tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.
A missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, que afirma que o lema da Campanha da Fraternidade convida a sociedade a refletir sobre as causas dos conflitos e da hostilidade nas relações.
Para os fiéis, a bênção das cinzas e o início da quaresma simbolizam um tempo de mais esperança e comunhão. A dona de casa Maria de Lourdes dos Santos frequenta a Catedral Metropolitana de Campinas há 46 anos. Ela conta que vai à Missa de Cinzas todos os anos para buscar proteção.
Segundo o arcebispo, a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e a consagração da quaresma representam a preparação dos católicos para a Páscoa. Em Campinas, o ato litúrgico também teve celebração dos 97 anos do arcebispo emérito, Dom Gilberto Pereira Lopes, que foi homenageado pelo clero e pelos fiéis.