CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Objetivo de zerar analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido em Campinas

Com mais de 14 mil pessoas analfabetas absolutas em Campinas, o objetivo de zerar o analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido. Esse número representa 1,67% da população acima de

Objetivo de zerar analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido em Campinas
Foto: Arquivo/CBN Campinas

Com mais de 14 mil pessoas analfabetas absolutas em Campinas, o objetivo de zerar o analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido. Esse número representa 1,67% da população acima de 16 anos, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 

Se comparado com 2022, é possível perceber que houve uma diminuição. Eram mais de 15 mil analfabetos absolutos, número que representava 1,72% dessa mesma faixa etária. 

Mesmo assim, o Gerente de  Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Anos Iniciais da Fumec, José Batista de Carvalho Filho, acredita que é impossível erradicar o analfabetismo neste ano.

Na tentativa de solucionar esse problema, a prefeitura lançou a 11ª campanha do Fevereiro Violeta para incentivar a busca desses cidadãos pelo serviço do Fumec. A ação acontece durante todo o mês e o objetivo é fazer com que a população leve essas pessoas até a instituição. 

Desde 2013, a Fumec atendeu aproximadamente 40 mil alunos na modalidade EJA Anos Iniciais. Para 2024, a Fumec dispõe de 104 classes, com a possibilidade de ampliação conforme as demandas.

Os cursos oferecidos para Jovens, Adultos e Idoso, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, são destinados a pessoas a partir de 15 anos, sem estudo ou com baixa escolaridade.

O aluno recebe material didático, uniforme, alimentação e vale transporte (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros da unidade escolar).Aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). 

Compartilhe

Conteúdos