Ônibus ‘brigam’ por espaço e passageiros não têm abrigo na Av. Aquidabã, em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Vários ônibus rodoviários fazem parada na Avenida Aquidabã, ao lado do Largo do Pará, logo após o cruzamento com a Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas. A faixa, na direita, é exclusiva para os ônibus executivos. Apesar disso, quando vários veículos param ao mesmo tempo para o embarque e desembarque de passageiros, o trânsito fica confuso no trecho, já que os ônibus acabam ocupando toda a via.

A comerciante Monaísa Matos de Jesus tem um barraca de salgados bem em frente ao ponto de ônibus há quatro anos, e conta que a cena é comum.

Além disso, o ponto de ônibus não possui nenhuma estrutura, e os passageiros não tem onde se proteger do sol e da chuva. Muitos ficam expostos, com as malas e outros pertences pessoais na calçada, e temem assaltos. É o que revela a dona de casa Isabel Matias Moura, que precisou viajar com o neto para Taubaté.

No dia 2 de fevereiro, o vereador Paulo Gaspar fez uma indicação à Prefeitura de Campinas, solicitando que seja implantado um abrigo no local. No documento, o parlamentar também sugere a concessão do espaço para a iniciativa privada, que poderia financiar uma cobertura apropriada e oferecer banheiros e serviços de lanchonete, com a implantação de um ‘mini terminal’ na Avenida Aquidabã.

A CBN Campinas questionou a Emdec, responsável pelo trânsito na metrópole, sobre os problemas identificados pela reportagem. Em nota, a empresa informou que o ponto é utilizado para o embarque e desembarque de ônibus fretados e rodoviários. Os agentes da Emdec fiscalizam a adequada utilização das vagas regulamentadas, conforme a sinalização, coibindo uso irregular. Também são observadas outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como parada dos ônibus em fila dupla.

Informou ainda que vai reforçar a fiscalização no local, mas esclareceu que a Emdec não fiscaliza o cumprimento de horários dos ônibus ou sua operação.

Já sobre a instalação de abrigos ou miniterminal, a Emdec disse que não tem gestão sobre o embarque e desembarque de ônibus do transporte fretado ou intermunicipal. Portanto, não compete a empresa prover infraestrutura para o serviço privado. Quanto a sugestão do vereador, a Emdec afirmou que está apurando o andamento da solicitação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas lança projeto de formação em teatro musical

Campinas registra mais três mortes por gripe, pacientes não estavam imunizados

Campinas terá palestra sobre gestão humanizada nesta quinta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.