Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Urbanismo interditou seis ferros-velhos em Campinas nesta quinta-feira (15). Em um deles, o proprietário foi preso em flagrante por receptação, após os policiais encontrarem 250 quilos de fios de cobre furtados de uma concessionária de energia.
O delegado José Carlos Fernandes, chefe da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas, afirma que a operação “Fio da meada” tem como objetivo combater o mercado ilegal de venda de fios de cobre furtados da rede elétrica. Os agentes visitaram 10 ferros-velhos nos bairros Vila Nogueira, Jardim Itatinga, Campos Eliseos, Bom Sucesso e Vila Lunardi.
Os 250 quilos de fios de cobre furtados da concessionária de energia foram encontrados em uma sucata no Jardim Itatinga, em Campinas. O proprietário, um comerciante de 37 anos, foi preso em flagrante por receptação qualificada, e deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (16).
O delegado afirma que os criminosos furtam e revendem ilegalmente todo tipo de material. Até tampas de bueiros são encontradas pela polícia durante as ações.
Das 10 sucatas vistoriadas, 6 foram lacradas por agentes da Prefeitura de Campinas. Segundo a polícia, elas não apresentavam a documentação exigida para o funcionamento.