Poupatempo do Campinas Shopping vai emitir novo RG; saiba como pedir

Foto: Agência Brasil

Os moradores de Campinas podem agendar a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), popularmente conhecida como novo RG.

O governo do estado de São Paulo ampliou a quantidade de postos de atendimento que realizam o serviço e incluiu a cidade por meio da unidade do Poupatempo no Campinas Shopping.

O novo documento começou a ser emitido no estado na última segunda-feira, somente em postos localizados na capital e na Grande São Paulo, como um projeto-piloto.

Segundo o governo de São Paulo, as vagas para os atendimentos serão inicialmente limitadas e ampliadas de acordo com a expansão do projeto para os demais postos.

A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo as possibilidades de fraudes.

Para solicitar a CIN em Campinas é necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta gov.br no nível Prata ou Ouro; ser maior de 16 anos; estar em situação regular na Receita Federal, onde os dados devem estar idênticos aos da certidão de nascimento ou de casamento; além de não ter outra solicitação da CIN em andamento.

Neste primeiro momento, o agendamento para a emissão da CIN está sendo realizado por meio do aplicativo do Poupatempo.

Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples). A emissão da primeira via da CIN é gratuita.

Segundo o Poupatempo, não há necessidade de apressar a ida aos postos emitir o novo documento, uma vez que o RG continuará sendo válido até 28 de fevereiro de 2032.

Após este período a Carteira de Identidade Nacional passa a ser o único documento válido nacionalmente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.