A Prefeitura de Campinas reuniu na manhã desta quinta-feira (8) lideranças religiosas, de bairros e representantes da sociedade civil para alertar sobre o perigo do avanço da dengue.
OFF: O objetivo do município foi chamar a atenção de lideranças e pessoas com posições para influenciar na sociedade para a necessidade de engajamento de todos no combate a dengue. A reunião aconteceu no Salão Vermelho da prefeitura.
Após a confirmação da circulação dos sorotipos 2 e 3 da dengue em Campinas, as autoridades afirmam que os moradores precisam colaborar ainda mais com os cuidados em casa como diz o prefeito Dário Saadi.
De acordo com a prefeitura 75% dos criadouros estão nas residências e mesmo após apelos moradores de metade das casas visitadas continuam sem permitir a entrada dos agentes de saúde. Coordenador de uma ONG na região do Campo Grande, Rafael Brandão diz que vai conversar com os moradores, com foco nas crianças, pra poder explicar a forma correta de agir frente a dengue.
Diretora da regional sul da Fumec, Joice Ribeiro, diz que os conhecimentos adquiridos serão repassados para que os professores possam trabalhar o tema em sala de aula.
Ainda de acordo com o prefeito, existe o trabalho feito pelo município de estruturação de saúde e limpeza de vias públicas que está sendo feito. Ao ser questionado sobre Campinas não ter sido incluída na lista de cidades que vão receber a vacina, ele enfatizou que neste momento o trabalho de limpeza e atenção aos criadouros do mosquito da dengue é mais importante.
De acordo com a última atualização Campinas registrou até agora 2.124 casos de dengue.