O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) com colaboração do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) prendeu na manhã desta quarta-feira (7) um homem de 44 anos suspeito de participar de ataques contra forças policias em 2006 e de articular assaltos a bancos.
A prisão de Jackson de Oliveira ocorreu no loteamento Vale Verde, em Valinhos, próximo à rodovia Anhanguera. Uma das suspeitas é do envolvimento do homem nos ataques contra forças policiais ocorridos em 2006 em todo o estado de São Paulo.
O alvo também é acusado de participar de tentativas de roubo a bancos nas cidades de Araçatuba (SP) em 2021 (que deixou 3 pessoas mortas) e em Confresa (MT) em 2023.
Na casa do homem, foi encontrada uma pistola calibre 9mm e munições, além de diversos apetrechos usados em roubos a banco como laser, luneta, bandoleira e roupas usadas em assaltos, quase uma dezena de celulares e até mochila de hidratação.
O Capitão do Baep, Antunes Ribeiro, responsável pela operação, disse que o homem não ofereceu resistência a prisão
Depois de não retornar ao sistema prisional em 2005, o homem teria então ajudado nos ataques contra a polícia. Ele também seria um dos principais articulares do roubo às agências bancárias de Araçatuba.
Ainda segundo os investigadores, a inteligência do Baep descobriu que o homem conseguiu tirar novos documentos e adotar um novo nome. Dessa forma ele passou a trabalhar de entregador de comidas por aplicativo.
Ele já foi condenado por tráfico de drogas, roubo e por mandar matar uma pessoa em Campinas.
O advogado do preso optou por não se manifestar.