A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de março, algumas linhas do Campo Grande, que ligam o bairro ao Centro de Campinas, serão extintas. De acordo com a Emdec, o motivo é o número alto de usuários utilizando o sistema BRT Campo Grande e as linhas alimentadoras do Satélite Íris.
As linhas extintas são: 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 224 (Residencial Sírius / Corredor Central), 225 (Residencial Sírius II) e 229 (Jardim Florence II). Já a operação da linha 228 (Princesa D’Oeste) fica mantida, já possui atendimento mais abrangente, nas regiões da Vila Perseu e Jardim do Lago.
Antes da atual operação do BRT, em setembro de 2023, elas transportavam em média 18,2 mil passageiros em dias úteis. Em outubro, foram 15,8 mil passageiros transportados, uma redução de quase 13,3%. E na primeira quinzena de fevereiro, foram em média 3,4 mil passageiros transportados por dia, uma queda de 81% em relação ao mês de setembro.
Desde outubro de 2023, os usuários destas linhas contam com seis alimentadoras, além da 226 (Residencial Sirius /Terminal Satélite Íris), que já existia.
As alimentadoras do Satélite Íris somaram em média 8,6 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 12,4 mil passageiros transportados por dia, na primeira quinzena de fevereiro.
Além disso, na mesma data, o BRT 25 passa a ter, ao todo, nove veículos circulando. A operação parte do Satélite Íris, atendendo as 10 estações do BRT Campo Grande a partir deste ponto e chega até o Terminal BRT Mercado, atendendo ao Terminal Central e Corredor Central (Rótula).