Aedes aegypti não transmite dengue para animais, mas pode infectar pets com parasitas

Imagem: Pixabay

O mosquito transmissor da dengue também pode picar animais domésticos, como cães e gatos, mas não consegue disseminar a doença nos pets. Segundo a médica veterinária Nayane Pereira, a explicação está nas células receptoras do organismo dos animais, que impedem a multiplicação do vírus.

O mesmo se aplica a outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como chikungunya, zika e febre amarela. Mesmo assim, os tutores precisam tomar cuidado com o mosquito, que pode infectar os animais com doenças parasitárias.

A especialista explica que um parente do Aedes, o “mosquito palha”, traz outra preocupação para os pets: a leishmaniose, que pode ser transmitida aos animais e aos seres humanos. As moscas também representam um risco aos animais domésticos. Atraídas por sangue, elas podem pousar em ferimentos contaminados.

Já em relação ao “mosquito palha”, a veterinária alerta que ele gosta de lugares onde tem material orgânico, como folhas e folhagens ou lugares úmidos. Por isso, para evitar a proliferação do mosquito e também do aedes aegypti, é importante manter a casa limpa e sem acúmulo de resíduos ou água.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.