Normalmente realizada em abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe será antecipada este ano. Nesta quarta, o Ministério da Saúde anunciou que os grupos prioritários devem receber o imunizante a partir do dia 25 deste mês. Caso as doses sejam entregues no prazo, Campinas começa a oferecer a vacina neste dia.
A articuladora do programa de imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, afirma que a antecipação pretende diminuir os casos e as variantes da influenza já foram identificadas.
Quem se vacinou contra a gripe no ano passado precisa receber o novo imunizante exatamente por causa da atualização das variantes do vírus, como explica Chaúla Vizelli.
As doses da campanha 2023 que não foram aplicadas já estão recolhidas. A partir de 25 de março, poderão ser vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos, idosos acima de 60, gestantes, puérperas, pessoas com doenças graves não-transmissíveis, caminhoneiros, professores, profissionais da saúde, indígenas e população carcerária, entre outros. A população em geral será autorizada depois, em data ainda não definida.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 90% do público-alvo.