Campinas acumula 1,5 mil denúncias de criadouros do mosquisto da dengue

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Frequentadores do Largo Santa Cruz, na região do bairro Cambuí, em Campinas, estão preocupados com um potencial criadouro do mosquito da dengue em um prédio comercial.

O imóvel fica na Rua Irmãos Bierrenbach, e está trancado. As portas laterais, que são de vidro, denunciam o mato muito alto, entulhos e sinais de abandono no interior do prédio, que está com uma placa anunciando a locação. O cenário chamou a atenção da ouvinte Lúcia Lahoz, que passa diariamente pelo trecho.

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Casos como este vêm crescendo na cidade. Campinas já acumula neste ano 1,5 mil denúncias de criadouros da dengue represadas, o que significa uma média de 250 reclamações por dia, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Em 2023, a média era de 10 denúncias diárias.

Para tentar agilizar a resposta à essas denúncias, a Prefeitura criou um grupo especial de trabalho que deve atuar enquanto o município estiver em situação de emergência em saúde pública por conta da doença.

O Grupo de Resposta Unificada (GRU) será coordenado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, que ficará responsável por encaminhar as denúncias aos setores correspondentes. Christiane Sartori, coordenadora do GRU, afirma que a iniciativa reunirá várias secretarias municipais.

Sobre o local visitado pela reportagem na Rua Irmãos Bierrenbach, a Secretaria de Saúde informou à CBN que o imóvel foi incluído no cronograma da Vigilância em Saúde Leste, e será vistoriado em breve. No caso de imóveis fechados, quando o proprietário não é identificado, também pode ser usado o recurso de uma liminar que possibilita a entrada no local com apoio de um chaveiro para inviabilizar possíveis criadouros.

Afirmou também que desenvolve um trabalho intersetorial no combate à dengue, com ações práticas como os mutirões, com visitas a imóveis, retirada de descarte irregular e cata-treco, além do uso de drones para identificar potenciais criadouros.

A Prefeitura destacou ainda que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos, do poder público e da população. Por isso, cada cidadão precisa fazer a sua parte, mantendo o ambiente limpo e livre de possíveis criadouros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.