Campinas está na 13ª posição geral entre as 100 cidades mais conectadas do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities.
Esse foi um dos temas debatidos durante o Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, promovido pela Smart City Business America, que aconteceu no Instituto Agronômico de Campinas e contou com diversas pessoas importantes do segmento.
Inclusive, o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, que destacou a importância da região no desenvolvimento tecnológico.
O ranking é composto por 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.
De modo geral a Campinas oscilou na posição desse ranqueamento nos últimos anos. Os eixos temáticos nos quais Campinas obteve mais pontos foram Economia, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação. Os piores desempenhos foram em Saúde, Urbanismo e Segurança.
Ainda de acordo com o governador em exercício, cidades inteligentes são aquelas que desenvolvem tecnologias que vão ajudar a população.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Campinas, Marcelo Coluccini, a cidade cada vez mais conectada ajuda a aumentar a segurança e a vida dos moradores.
O objetivo do encontro é fomentar cidades inteligentes no estado de São Paulo, trabalhando uma gestão pública moderna e baseada nos pilares de inteligência, sustentabilidade e resiliência.