O Botão SOS GAMA (Guarda Amigo da Mulher) é uma ferramenta destinada às mulheres que possuem medida protetiva. A plataforma, integrada à central da Guarda de Campinas, é acionada por um aplicativo, disponibilizado às vítimas de violência. Basta que a mulher acione um botão para que a guarda envie a viatura mais próxima.
As 173 mulheres que já são acompanhadas pelo GAMA serão beneficiadas pela iniciativa. A comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, afirma que a plataforma monitora a localização das mulheres em tempo real, permitindo que o socorro seja mais rápido e eficiente.
A iniciativa, em parceria com a Justiça e a Polícia Civil, foi divulgada nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma que ideia é reduzir o número de feminicídios na metrópole.
Rosa Gonçalves Borgi é uma das mulheres auxiliadas pelo Botão SOS GAMA. Vítima de violência durante anos, ela conseguiu uma medida protetiva contra o ex-marido. Mesmo assim, Rosa cotinuou recebendo ameças, e o auxílio da Guarda Municipal, segundo ela, pode ter evitado uma tragédia.
O prefeito Dário Saadi também sancionou nesta sexta-feira (8) a ‘Lei Proteja Servidora’, que concede às funcionárias públicas vítimas de violência direito à licença e abono especial. Hoje, mais de 10,9 mil mulheres trabalham na Prefeitura de Campinas.
A licença será de até 6 meses e poderá ser prorrogada por igual período. Para ter direito ao benefício, a servidora terá que apresentar a documentação necessária e realizar acompanhamento em algum serviço da rede protetiva à mulher em situação de violência.