Estamos oficialmente no Outono e segundo os especialistas o calorão deve diminuir, mas ainda podemos ter ondas de calor. O Outono que começou nos primeiros seis minutos desta quarta-feira terá sim temperaturas mais amenas, mas as ondas de calor poderão se repetir. É o que explica a professora e meteorologista do Cepagri da Unicamp Ana Ávila.
Nos três meses o Verão teve calor acima da média e poucas chuvas na região de Campinas. Historicamente a temperatura mínima na cidade ficava em torno dos 20°C e a máxima em torno dos 30°C. Desta vez elas ficaram em média 2° a mais alta.
Mas a especialista já adianta que este outono pode ser mais quente do que o comum. É possível que as ondas de calor continuem dando as caras. A temperatura vai diminuir progressivamente, mas o calor persiste.
As chuvas devem ficar dentro da média durante o outono com períodos longos mais secos como é característico da estação. A boa notícia é que o fenômeno El Nino, responsável pela elevação da temperatura dos mares e oceanos e que impactou diretamente nos termômetros nos últimos meses está com os dias contados.
O La Nina é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Quando o fenômeno está ativo, o volume de chuvas costuma diminuir no Sul do Brasil – causando estiagem em muitos casos – e aumentar nas regiões Norte e Nordeste do país. No Sudeste e no Centro-Oeste, não há uma correlação tão clara, mas aumentam as chances de ocorrência de períodos frios e chuvosos.