Dia 15 de março é conhecido mundialmente pelo Dia do Consumidor. O varejo tem aproveitado toda a semana para oferecer descontos e ampliar as vendas no primeiro semestre, um período sem grandes apostas comerciais.
Porém, o número de reclamações dos consumidores em relação aos produtos e empresas ainda é muito alto. De acordo com um balanço divulgado recentemente pelo Procon, a entidade realizou mais de 3 mil diligências, que resultaram em 1913 autuações durante 2023, além de cinco coletas de preço.
Foram mais de 100 mil atendimentos durante o ano, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos. Entre os tipos de reclamações, o primeiro lugar ficou com o descumprimento de oferta, seguida por cobrança abusiva, vício de serviço, vício de produto, ausência de informações e prática comercial abusiva.
O descumprimento de oferta, por exemplo, passou do segundo para o primeiro lugar e a cobrança abusiva foi do quarto para o segundo lugar, em relação ao ano anterior.
No calçadão da 13 de Maio, um dos principais pontos do comércio campineiro, poucas pessoas compareceram para aproveitar os descontos. Evanice Vieira acredita que os preços estão cada vez mais caros. Porém, ela afirma que esse é um problema que vem da parte de cima, mas quem acaba sendo prejudicado são os consumidores finais.
Já a Maria Helena não confia muito nos descontos. Ela conta que os consumidores precisam ficar espertos e pesquisar bastante antes de comprar.
O primeiro lugar no ranking de 2023 ficou com o segmento bancário, enquanto em 2022 foi o comércio eletrônico, setor que caiu para o segundo lugar no ranking atual. O segmento de cartão de crédito subiu no ranking, foi do quinto para o terceiro lugar, enquanto o de telefonia móvel foi do terceiro para o quarto.
O relatório também traz os dados do setor de fiscalização do Procon Campinas. No total, foram realizadas 3.452 diligências, que resultaram em 1913 autuações. Foram feitas ainda cinco coletas de preço ao longo do ano.
Nesta sexta-feira, 15, equipes do Procon estiveram no Paço Municipal e na 13 de Maio para conscientizar a população sobre consumo consciente. Serão distribuídos materiais educativos que abordam temas como, por exemplo, cuidados para não cair em golpes, comércio eletrônico, política de troca e descumprimento de oferta, entre outros.