Um homem foi preso após proferir ofensas racistas contra uma servidora pública da Prefeitura de Hortolândia. O caso aconteceu no Centro de Apoio à Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).
Segundo a prefeitura, um usuário do Centro Pop chegou às 16h00 na unidade solicitando alimentação. Diante da negativa da servidora, que alegou que já havia passado o horário da refeição no local, o homem “passou a proferir ofensas raciais e religiosas à servidora”.
Em um vídeo registrado pela vítima é possível ver o homem na porta do centro gritando “preta, macaca”. De acordo com a servidora, Solange Rodrigues da Silva, o homem proferiu ofensas a ela durante o dia inteiro.
A Guarda Municipal foi acionada e deteve o agressor. Ele foi levado para o 1º Distrito Policial de Hortolândia e teve a prisão em flagrante confirmada pelo delegado.
A agente de política social agredida conta que se sentiu diminuída com as pessoas enquanto o homem a ofendia. Ela explica que só havia sofrido racismo na infância e que o caso fez ela desenterrar esses traumas do passado.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que a equipe do Centro Pop está oferecendo apoio à servidora. A pasta também repudia qualquer tipo de violência e salienta que é crime o desacato a servidores no exercício de suas funções.