Grupo realiza protesto pela pavimentação de avenida em Campinas

Foto: Victor Silva/Arquivo Pessoal

Um grupo de moradores da região do Jardim Novo Campos Elíseos, Núcleo Sapucaí e Nova Independência, em Campinas, realizou um protesto em frente ao Paço Municipal da Prefeitura nesta segunda-feira, 18. 

Essa é a segunda ação realizada por essas pessoas, que pedem a pavimentação da Av. Paulo de Camargo Moraes. 

Segundo um dos organizadores da manifestação, Victor da Silva, o poder público teria verba para pavimentar o local, porém, deu prioridade para outros bairros com um número de pessoas menor. 

A primeira ação aconteceu no começo de fevereiro na Avenida Ruy Rodrigues. Ainda de acordo com Victor, as manifestações continuarão até que a avenida seja pavimentada. 

O próximo protesto deve acontecer na Câmara Municipal de Campinas. De acordo com os moradores, a prefeitura se comprometeu, em 2017, pavimentar a avenida e criar uma espécie de ‘parque linear’ ao redor do Córrego Santa Lúcia, que corta a avenida. Porém, nada disso foi feito.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA:

O protesto em frente ao Paço Municipal na manhã desta segunda-feira, 18 de março, reuniu cerca de 10 pessoas, entre as quais duas eram pré-candidatas a vereador e outras apoiadoras de pré-candidato a prefeito.

A Prefeitura de Campinas tem feito obras importantes que melhoram a qualidade de vida da população que reside em bairros na abrangência da Administração Regional (AR) 7, na Região Sudoeste da cidade.

A Secretaria de Infraestrutura informa que foi concluída, pelo Programa Meu Bairro Bem Melhor 2, a drenagem e pavimentação do Parque São Paulo e de três vias do Jardim Itatinga. A obra beneficia diretamente cerca de três mil pessoas. O investimento ultrapassou R$ 8,5 milhões.

O Jardim Santa Lúcia também teve a etapa 2A das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) concluídas. Nesta fase foi efetuada a pavimentação e drenagem de parte do bairro e o gabião em uma parte do rio, beneficiando cerca 35 mil pessoas. Foram investidos R$ 18,6 milhões. A etapa 2B segue em andamento.

Sobre a pavimentação da avenida Paulo Camargo de Moraes, próxima ao chamado córrego do Lixão, a Secretaria está contratando uma empresa para elaboração do projeto executivo (documento que detalha como deve ser feita a obra). A obra será licitada após a conclusão do projeto.

A rua Eldorado será pavimentada e aguarda Ordem de Serviço.

Na área da AR 7 há grandes parques com boa infraestrutura de verde e lazer, o Parque Linear do Capivari (Mingone), no Jardim Capivari; e o Parque Luciano do Valle, na Vila União, que têm equipes permanentes de manutenção e cuidados.

No Parque Linear do Capivari novos bebedouros serão instalados nos próximos dias e está em estudo o projeto de um ginásio e de mais equipamentos esportivos.

No bairro Vila União também está em andamento a instalação de um Parcão – Espaço Pet, área destinada ao lazer dos cães, demanda da população.

Além disso, áreas verdes em bairros da AR 7 foram urbanizadas ou revitalizadas na região, como as novas praças no Jardim Telesp; no Núcleo 21 de Abril/Jardim Santa Lúcia; no Jardim Petrópolis; entre outras.

Importantes obras de melhoria da infraestrutura também foram executadas recentemente, como o recapeamento – retirada do asfalto desgastado e aplicação de nova camada, o que renova o pavimento – de trecho da Avenida das Amoreiras até a Avenida Ruy Rodrigues, e a construção de muros de gabião para contenção de erosão em encostas dos córregos no Jardim Campos Elíseos e Novo Campos Elíseos.

Nesta segunda-feira há equipes da Secretaria de Serviços Públicos fazendo limpeza e roçagem no Jardim Yeda e no Jardim Novo Campos Elíseos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça considera greve de professores em SBO abusiva

Casa que pegou fogo em Indaiatuba passa por nova avaliação da Defesa Civil

Guarda Municipal localiza desmanche de veículos em barracão no Jardim São José

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.