Um grupo de moradores da região do Jardim Novo Campos Elíseos, Núcleo Sapucaí e Nova Independência, em Campinas, realizou um protesto em frente ao Paço Municipal da Prefeitura nesta segunda-feira, 18.
Essa é a segunda ação realizada por essas pessoas, que pedem a pavimentação da Av. Paulo de Camargo Moraes.
Segundo um dos organizadores da manifestação, Victor da Silva, o poder público teria verba para pavimentar o local, porém, deu prioridade para outros bairros com um número de pessoas menor.
A primeira ação aconteceu no começo de fevereiro na Avenida Ruy Rodrigues. Ainda de acordo com Victor, as manifestações continuarão até que a avenida seja pavimentada.
O próximo protesto deve acontecer na Câmara Municipal de Campinas. De acordo com os moradores, a prefeitura se comprometeu, em 2017, pavimentar a avenida e criar uma espécie de ‘parque linear’ ao redor do Córrego Santa Lúcia, que corta a avenida. Porém, nada disso foi feito.
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA:
O protesto em frente ao Paço Municipal na manhã desta segunda-feira, 18 de março, reuniu cerca de 10 pessoas, entre as quais duas eram pré-candidatas a vereador e outras apoiadoras de pré-candidato a prefeito.
A Prefeitura de Campinas tem feito obras importantes que melhoram a qualidade de vida da população que reside em bairros na abrangência da Administração Regional (AR) 7, na Região Sudoeste da cidade.
A Secretaria de Infraestrutura informa que foi concluída, pelo Programa Meu Bairro Bem Melhor 2, a drenagem e pavimentação do Parque São Paulo e de três vias do Jardim Itatinga. A obra beneficia diretamente cerca de três mil pessoas. O investimento ultrapassou R$ 8,5 milhões.
O Jardim Santa Lúcia também teve a etapa 2A das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) concluídas. Nesta fase foi efetuada a pavimentação e drenagem de parte do bairro e o gabião em uma parte do rio, beneficiando cerca 35 mil pessoas. Foram investidos R$ 18,6 milhões. A etapa 2B segue em andamento.
Sobre a pavimentação da avenida Paulo Camargo de Moraes, próxima ao chamado córrego do Lixão, a Secretaria está contratando uma empresa para elaboração do projeto executivo (documento que detalha como deve ser feita a obra). A obra será licitada após a conclusão do projeto.
A rua Eldorado será pavimentada e aguarda Ordem de Serviço.
Na área da AR 7 há grandes parques com boa infraestrutura de verde e lazer, o Parque Linear do Capivari (Mingone), no Jardim Capivari; e o Parque Luciano do Valle, na Vila União, que têm equipes permanentes de manutenção e cuidados.
No Parque Linear do Capivari novos bebedouros serão instalados nos próximos dias e está em estudo o projeto de um ginásio e de mais equipamentos esportivos.
No bairro Vila União também está em andamento a instalação de um Parcão – Espaço Pet, área destinada ao lazer dos cães, demanda da população.
Além disso, áreas verdes em bairros da AR 7 foram urbanizadas ou revitalizadas na região, como as novas praças no Jardim Telesp; no Núcleo 21 de Abril/Jardim Santa Lúcia; no Jardim Petrópolis; entre outras.
Importantes obras de melhoria da infraestrutura também foram executadas recentemente, como o recapeamento – retirada do asfalto desgastado e aplicação de nova camada, o que renova o pavimento – de trecho da Avenida das Amoreiras até a Avenida Ruy Rodrigues, e a construção de muros de gabião para contenção de erosão em encostas dos córregos no Jardim Campos Elíseos e Novo Campos Elíseos.
Nesta segunda-feira há equipes da Secretaria de Serviços Públicos fazendo limpeza e roçagem no Jardim Yeda e no Jardim Novo Campos Elíseos.