Justiça decide que Campinas pode realizar desocupação de casarão no Centro

Foto: Google Street View

Um casarão, que foi ocupado por diversas pessoas na região central de Campinas, deve ser desocupado pela Prefeitura até o final do mês de março. Em decisão judicial, o poder público vai ter a liberdade para determinar a dispersão dessas pessoas. 

A Prefeitura havia ingressado com ação civil pública na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, em defesa do patrimônio cultural para sanar os problemas de abandono e invasão do casarão.

De acordo com o Secretário Municipal de Justiça, Peter Panutto, o proprietário do imóvel, que foi notificado várias vezes pela Secretaria de Urbanismo, não tomou as providências necessárias para a preservação do local. 

A decisão da Justiça acatou o pedido e concorda que os documentos mostram a precariedade em que está o imóvel e o risco de incêndio. Além de poder desocupar o imóvel, a Prefeitura também poderá lacrar o edifício para evitar futuras invasões. A liminar também autorizou apoio da Polícia Militar caso seja necessário reforço. 

Também foi verificada a existência de ligação elétrica irregular no prédio, popularmente conhecida como “gato”, com o uso de fiações aéreas aparentes, sendo o risco de incêndio um dos principais pontos de preocupação.

Ainda de acordo com o Secretário, o imóvel, que fica na rua Sacramento, na esquina com a Marechal Deodoro, está em estudo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC) desde dezembro de 2021. 

O proprietário deverá manter a edificação em condições de estabilidade, segurança e salubridade, além de permitir o acesso da fiscalização à edificação para vistoria detalhada sobre seu estado de conservação. Além disso, ele também vai arcar com as despesas do processo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Projeto propõe retorno dos rodeios a Campinas após quase três décadas

Trecho da Rua Conceição, no Cambuí, tem bloqueio neste domingo

Rota das Bandeiras vai fechar trevo de Betel para obras de marginais da Zeferino Vaz

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.