A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, está lançando um projeto de doação de mudas nativas e frutíferas para os moradores de Campinas. Por meio do programa, cada pessoa pode receber duas mudas vindas do viveiro da Mata de Santa Genebra ou de compensação ambiental, da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O estoque conta com 4 mil mudas, entre acerola, jabuticaba e ipê. Assim que acabar, será reposto e, em seguida, ocorrerão novas doações.
O primeiro passo para receber é cadastrar-se no site fjposantagenebra.sp.gov.br/doacao-de-mudas. Depois de preencher o questionário com os dados, a pessoa deverá esperar o aviso dos responsáveis para que possa ir até a mata retirar as mudas.
O cidadão receberá também um pouco de terra adubada do banco genético da Mata. Além disso, a orientação de técnicos e biólogos sobre como realizar o plantio, como cuidar e onde é permitido plantar, sempre respeitando o Guia de Arborização Urbana de Campinas (GAUC).